__________________________________________________________

JORNAL ARTIS Nº 01 - PÁGINA 08




“EU TENHO ESSA GAITA
E QUERO QUE TU APRENDAS...”


A rua Tenente Coronel Brito chamou nossa atenção. Por que? Claro que como este é um jornal especializado em arte, o que tem de especial nesta rua é arte. Quem faz essa diferença por lá é Pedro Muniz ou Pedro Gaiteiro como é conhecido.

Em uma conversa descontraída com Pedro, na qual falamos de espiritualidade, desafios e aventuras, procuramos descobrir o que o fez ele tornar-se um artista de rua. E acabamos conhecendo uma pessoa cativante e uma história inspiradora.
Pedro nasceu em Porto Alegre, filho de comerciante, com três anos começou a cantar. Seu pa, i fascinado pela habilidade do filho, o colocava sobre o balcão da sua loja para que ele cantasse pra quem quisesse ver. Aos oito anos encarou pela primeira vez um palco de verdade; em uma apresentação na escola foi o único entre seus colegas a ficar até o final da apresentação, mas para isso o que ele tinha era uma técnica “Tava olhando para o céu nem sabia da platéia” diz Pedro.
Aos 14 anos seu pai disse-lhe “eu tenho uma gaita e quero que tu aprendas”, de início o garoto não parecia ter muita habilidade, pegou a gaita virada, mas aos poucos foi se tornado intimo daquele instrumento, as pessoas de seu convívio foram ouvindo e começaram a gostar de sua musica, a partir daí tornou-se Pedro Gaiteiro. Com a maioridade chegando vieram as dificuldades financeiras, começou a trabalhar com entrega de jornais na madrugada, onde passou por aventuras divertidas e também por muitos riscos. Quando decidiu parar de trabalhar na madrugada encontrou muitos obstáculos para na busca de um novo emprego; com as dificuldades em casa começaram os problemas com a família, sua mãe dizia (como toda mãe de artista) “Tu é vagabundo, não quer trabalhar!”. Pedro então decidiu: “Vou fazer a única coisa que sei fazer”, pegou sua gaita e foi para a Marechal Floriano, largou seu chapéu no chão e começou a tocar. Logo apareceu um entrave, a prefeitura, ignorando a arte, pediu alvará, então Pedro saiu em busca de um lugar que pudesse tocar, Conversando nas lojas conseguiu permissão para tocar em frente das lojas “Pioneira” e na “Casa Duarte”, as quais ficam situadas na rua Tenente Coronel Brito. Desde então Pedro Gaiteiro se tornou uma figura típica e querida do centro de Santa Cruz, trazendo um pouco de música para o nosso apressado cotidiano.
Hoje, com 33 anos e quatro dedicados à rua, Pedro vive de sua arte, já gravou um CD e está com outro a ser lançado. A inspiração para suas musicas partem de sua espiritualidade e de seus sentimentos em relação às coisas cotidianas. Também possui habilidade para imitações, reproduzindo artistas que admira como Gildo de Freitas, Crioulo dos Pampas, Teixeirinha entre outros.



No estúdio

“TÁ ME DANDO UM CALORÃO”

CD independente
16 faixas
Música gaúcha
2007
Apoio: Itasul CD’s

“TÃO DIZENDO POR AÍ”

LANÇAMENTO!


CD independente
12 faixas (de autoria de Pedro)
2009
Aopio: Itasul CD’s


No inicio do mês de agosto Pedro Muniz partiu para o lançamento do seu segundo CD: “Tão dizendo por aí”, com 12 faixas (todas de autoria própria) e com temas bastante variados, onde coloca a publico muito sentimento, com canções dedicadas a seu Pai e sua Mãe.


Seus CDs podem ser encontrados na loja Itasul ou diretamente com o Artista.

Contatos com Pedro Muniz:
(51)9687-7284
.