__________________________________________________________

JORNAL ARTIS Nº 01 - PÁGINA 09

Quem está na casa dos 30 ou mais e curte o bom e velho rock n’ roll certamente tem ótimas lembranças a respeito das letras RPM. O Artis conversou com Luiz Schiavon, um dos fundadores do RPM (junto com Paulo Ricardo), um cara simpático e atencioso e um profissional dedicado a seu trabalho. Suas muitas facetas vão além de ter sido o tecladista e fundador do RPM, é produtor musical do Domingão do Faustão e em seu currículo estão inúmeros projetos e parcerias bem-sucedidos, como a composição das trilhas sonoras das novelas “O Rei do Gado”, “Terra Nostra” e “Esperança”.

.

Como é fazer parte da “trilha sonora” de uma geração inteira?
Na verdade é difícil ter essa percepção. O trabalho não acontece do dia para a noite e as coisas vão mudando lentamente, no cotidiano. Hoje tenho mais de 30 anos de carreira e dá pra ter uma perspectiva do passado e me orgulho muito dos trabalhos realizados, não somente com o RPM, mas também com trilhas para novelas que marcaram muito.

Pra você qual a mais marcante música do RPM, que tenha um significado especial?
Pessoalmente, é Olhar 43. Foi a música que marcou realmente o "estouro" e era uma zebra entre nossas músicas, pois tinha uma construção musical diferente, sem refrão, bem fora dos padrões da época.

O rock no Brasil tomou novos rumos na década de 90 e em 2000 parece que se perdeu. Parafraseando Lobão, onde você acha que o rock errou? (ou foram as gravadoras que “erraram”?).
Não qualifico como erro. O rock tem a característica de ser mutante e as mutações nem sempre levam para uma evolução. O que acho que aconteceu é que na década de 80 as bandas não estavam nem aí para a grana e o sucesso, já na década seguinte os valores mudaram e a rapaziada mirava no sucesso fácil. Mesmo assim surgiram bandas excelentes, como o Skank, por ex.

O RPM se reuniu novamente há pouco tempo. Existem planos para uma volta definitiva, um novo CD?
Nada é definitivo no RPM, nem as voltas, nem as separações. Tudo pode acontecer mas no momento não temos nenhum plano para isso.

E quais são os projetos na cabeça de Luiz Schiavon?
R - Continuar trabalhando na música com dignidade e respeito. Não me considero um artista, sou um músico e tenho prazer em fazer meu trabalho, seja na TV, em trilhas, no RPM ou como produtor musical. São diversas facetas de uma mesma peça e me divirto muito em poder ter essa gama de opções em meu trabalho. Assim não posso me queixar de monotonia !!!




__________________________________________________________






SHOWS DA DUPLA LÍVIA E DILSON

27 de agosto, quinta-feira, a partir das 22h, na Amsterdam.
02 de setembro, quarta-feira, a partir das 12h15min, no Espaço Aberto do Centro de Convivências da Unisc.
04 de setembro, sexta-feira, a partir das 22h, na Amsterdam.
17 de setembro, quinta-feira, a partir das 22h, na Amsterdam.


PAPEL & CIA
Grupo N Caminhos
Mostra trabalhos com papel e sua inúmeras possibilidades.
Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz (antiga Estação Férrea) até 28 de agosto.

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 50 ANOS DO SANTA CRUZ COUNTRY CLUB
Na Casa das Artes Regina Simonis, de 28 de agosto a 14 de setembro.

SESC MÚSICA: PATA DE ELEFANTE
No show, o grupo mostra seu rock sem vocais, dançante e explosivo, e aproveita para apresentar, em primeira mão, algumas músicas que estarão no seu terceiro CD, previsto para sair no segundo semestre deste ano.
Dia 30 de agosto,às 20h, no Espaço Camarim (Rua Marechal Floriano, 332)



RECITAL TRIO PRIMUS (Piano – Violino – Violoncelo)
31 de agosto, 20h30, no Auditório Central da Unisc. Entrada franca.

4ª MANOCA DO CANTO GAÚCHO
Dia 6 de setembro, no Auditório da faculdade Dom Alberto acontece a fase nacional da 4ª Manoca do Canto Gaúcho. A Promoção é da Associação Cultural Pró Rio Grande, Poder Público Municipal, Gazeta Grupo de Comunicações e Faculdade Dom Alberto. Acesse o blog http://manocadocantogaucho.blogspot.com e fique por dentro das últimas notícias.


ENSAIOS DA ORQUESTRA JOVEM UNISC
Os ensaios são abertos ao público e acontecem sempre no Anfiteatro do bloco 18, das 13h30 às 15h30, aos sábados.

TELAS E ESTUDOS DE REGINA SIMONIS
Exposição permanente no 2º piso da Casa das Artes Regina Simonis (Rua Júlio de Castilhos, 651). Visitação: de segunda a sábado das 9h às 12h (Agendamento para grupos: telefone 3056-2086).

ENCONTROS COM A POESIA - XIX Módulo
Todas as terças-feiras, das 17h45 às 18h45, na sala de conferencias da biblioteca da Unisc. Tema geral do XIX Módulo: "Cancionistas da Música Brasileira". Os encontros são aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

ENCONTROS COM A LÍNGUA E CULTURA ALEMÃ - KULTURABEND
Todas as segundas-feiras - Das 19h15 às 21h na sala de Conferências da Biblioteca da Unisc. Os encontros são coordenados pela Profª Lissi Bender Azambuja e têm Entrada franca.

AMIGOS DO CINEMA
Agora as sessões dos Amigos do Cinema estão acontecendo todas as segundas-feiras no Centro de Cultura da Estação Férrea. Com início às 20 horas, as sessões são seguidas de debates e conversas sobre os filmes. As sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.
Próximas sessões:
La Luna, de Bernardo Bertolucci (24 de agosto)
Contate os Amigos do Cinema pelo email: amigosdocinema@gmail.com

CINE SESC
Cine Sesc em Sala:

FILMES DISPONÍVEIS PARA AGOSTO:
O pequeno narigudo: 24/08 e 26/08
O planeta Pipsqueak: 21/ 08 e 31/08

Horário: 9h e 15h
(sob agendamento prévio c/ Aline – 3713-3222)

A Associação Pró-Cultura informa que a Casa das Artes Regina Simonis estará fechada no período de 15 a 30 de setembro para reformas.

.

VOLTAR PARA O SUMÁRIO DA EDIÇÃO 01